sábado, 14 de fevereiro de 2009

Patologias do TGI 14.02.09

Se este anexo tiver imagens, elas não serão exibidas. Baixar o anexo original
ALTERAÇÕES GASTRINTESTINAIS - distúrbios clínicos e cirúrgicos
Profa. Inaiara Scalçone Almeida Corbi
Diarréia
É uma alteração do hábito intestinal com o aumento da freqüência e do volume de evacuações e diminuição da consistência das fezes.
Valores: É diarréia quando se dobra o valor normal das fezes (Normal: 100g/dia)
Características:
- Pastosas ou líquidas, podendo conter muco, pus, sangue, restos alimentar mal digeridos ou volumosas, brilhantes, flutuantes no vaso sanitário, com elevado grau lipídico (esteatorréia).
Diarréia
Aguda – Dura até 4 semanas /Crônica – Além de 4 semanas
Causas: Enterotoxinas produzidas por microrganismos que invadem e destroem o epitélio ileal.
Flatulência
1-Flatos – Penetram no TGI por três fontes: Ar deglutido /Gases formados por bactérias /Gases que se difundem do sangue para TGI.
2-Gases do Estômago - N2 , O2 - ar deglutido, sendo a maior parte expelidos por eructação.
3-Gases do ID - pequenas quantidades vindas do estômago => HCL+ HCO3 = CO2 Gases do Int. Grosso - CO2 , CH3 , H2 de ação bacteriana.
1-Alimentos causadores de flatos: Feijão /Repolho /Cebola /Couve flor /Milho /Vinagre (irritante) No geral esses alimentos servem de nutrição para as bactérias fermentadoras.
A expulsão excessiva de gases resulta da irritação do Intestino Grosso.
Broncoaspiração É à entrada de substâncias estranhas nas vias aéreas inferiores. Pode ocasionar diversos tipos de pneumonia, dependendo da natureza e quantidade do aspirado. Normalmente as etapas da de deglutição servem de barreira contra a bronco aspiração.
Respostas do organismo a broncoaspiração: Tosse ou regurgitação na hora. Se não houver essa defesa imediata, poderá ocorrer um caso de aspiração silenciosa que virá a desenvolver: Insuficiência respiratória aguda, seguida de taquipnéia, roncos, cianose e hipotensão.
Eructação
É a devolução retrógrada pela boca do conteúdo gasoso gástrico, de maneira ruidosa, sendo mais ou menos prolongado.
Ocorre: na maioria das vezes em conseqüência da ingestão de maior quantidade de água durante as refeições ou em situações de ansiedade.
Náuseas
Sensação de desconforto na região epigástrica ou na garganta, com conseqüente desejo eminente de vomitar. Quando intensa está associada a distúrbios autonômicos, como salivação excessiva, palidez, surodese e ocasionalmente hipotensão e bradicardia. É resultante de uma atividade motora desordenada do TGI superior e de uma antiperistalse do duodeno.
Vômito
Expulsão súbita ou forçada do conteúdo gástrico pela boca. Resultado de outros estímulos como: odores, visões nauseantes, emoções fortes, dor intensa, irritação do labirinto, irritação das meninges, hipertensão endocraniana, alterações do meio interno (álcool, drogas, acidose, diabética).

Caracterizar quanto à natureza, quantidade e aspecto:
-Amarelado ou esverdeado
-Fecalóide
-Acompanhado de sangue vivo
-Borra de café-Apresentando alimentos não digeridos
-Inodoro ou cocheiro forte-Líquido ou com muco ou pus.
• verificar a progressão e fatores relacionados com este sintoma: perda de peso, desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos.
Constipação intestinal
É a permanência prolongada do material fecal nos cólons, trazendo como resultado a diminuição do número de evacuações e eliminação de fezes secas e duras.

Causas: -Alteração dos reflexos intestinais
-Diminuição da peristalse intestinal
-Lesões primárias do SNC
-Constipação causada por diminuição do poder expulsivo
-Constipação por redução da luz intestinal
Pirose ou Azia
Sensação de queimação localizada na região epigástrica, de caráter ascendente, culminando na chegada à boca de material com sabor ácido ou amargo. Azia exprime quase sempre a entrada de conteúdo gástrico no esôfago através do esfíncter esofágico inferior incompetente. Azia ou
pirose por refluxo gastroesofagiano é a expressão sintomática da injúria provocada pelo HCL na mucosa esofagiana.

Fatores causadores:
Alimentos gordurosos, café, carne, Fumo Certos hormônios (secretina e prostaglandinas parecem diminuir o tônus). Gravidez, obesidade e ascite.
Icterícia
Síndrome caracterizada por hiperbilirrubinemia (níveis de bilirrubina séria entre 2,5 a 3 MG/dl) e deposição de pigmentos biliares no tegumento, dando uma coloração amarelada à pele e as mucosas dos pacientes.
-Importância clínica – Sinal clínico de doenças hepáticas. -Diferenças Fisiopatológicas
Ascite
-Consistem no acúmulo de líquido livre, de origem patológica, na cavidade peritoneal.
Causas: Cirrose hepática (maioria), hepatite crônica ativa, doenças que causam retenção hídrica geral, doenças peritoneais, pancreatite. O Líquido ascítico é rico em proteínas e com elevada pressão oncótica, promovendo o movimento de líquido adicional para fora dos capilares e dentro do abdome, acentuando a ascite. Anasarca – Edema generalizado.
Distúrbios clínicos GASTRITE

Gastrite aguda: inflamação da mucosa intestinal Freqüentemente conseqüência de dietas inadequadas, Álcool ou medicações.
Sintomas: cefaléia, náusea e anorexia, vomitam e soluço, pode ocorrer hemorragia e necessitar de intervenção cirúrgica.
Tratamento: Dieta não-irritativa (fracionada em intervalos e quantidade pequenos, dieta branda sem resíduos) antiácidos (hidróxido de alumínio), eméticos e lavagens são indicadas.
Gastrite crônica: inflamação prolongada pode ser causada tanto por úlceras malignas quanto benignas ou pela bactéria Helicobacter pylori -Tipo A ou tipo B; Tipo A- (está associada a baixos níveis de acido clorídrico) assintomática exceto pelos sintomas de deficiência da vit. B12Tipo B- (está associada a altos níveis de acido clorídrico)= anorexia, azia após alimentação, sensação de plenitude gástrica, gosto azedo na boca ou náusea e vomito.
Diagnóstico: Endoscopia, raios X, exame histológico e sorológicos para Ac para Ag (H pilori) Tratamento:
-Identificação e retirada do fator irritante
-Dieta fracionada
-Medicamentos
Distúrbios clínicos
Úlcera péptica É uma área de escoriação da mucosa, causada principalmente, pela ação digestiva do suco gástrico. Os primeiros centímetros do duodeno constituem o local mais comum para o aparecimento de úlcera péptica.
Causa básica: Consiste no desequilíbrio entre a secreção do suco gástrico e o grau de proteção propiciado pela barreira da mucosa gastroduodenal e pela neutralização do ácido gástrico pelos sulcos duodenais.
Sintomas: dor, queimação, pirose, vomito, anorexia e constipação.
Diagnóstico: endoscopia, biopsia endoscópica.
Tratamento: controle da acidez gástrica, redução do estresse emocional, antiácidos e bloqueadores de secreção ácida.

Distúrbios clínicos varizes esofagianas
São veias dilatadas e tortuosas na mucosa do esôfago, podendo estender-se para a porção superior do esôfago e para dentro do estomago.
Causa: hipertensão portal (pode ocorrer hematemêse e melena)
Tratamento e assistência de enfermagem:
- Monitorar SSVV
-Manter jejum e sedação, alimentação parenteral
-Evitar esforços e vômitos
-Terapia com vitamina K e transfusões sanguíneas
-Lavagem gástrica nos casos de hematemêse e intestinal nos casos de melena
-Obstrução do local de sangramento pela sonda Blackmore.
Distúrbios clínicos peritonite É a inflamação de uma parte ou de toda a superfície parietal e visceral da cavidade abdominal.
Causas: lesões congênitas, trauma abdominal, infecções, isquemias e tumores.
Complicações: peritonite necrosante, choque séptico, obstrução intestinal, abscessos, deiscência e eviscerações.
Diagnóstico: RX, arteriografia, US, laparoscopia, tomografia.
Tratamento e assistência de enfermagem:
controle de líquidos e eletrólitos, PVC, SNG em drenagem, medicação sintomática e antibioticoterapia
Distúrbios cirúrgicos Pancreatite Refere-se à inflamação do pâncreas podendo ser aguda ou crônica.
1-Pancreatite aguda: calculosa, alcoólica, traumática, tóxica ou outros fatores (hereditária, bactérias)
2-Pancreatite crônica: alcoolismo crônico e recidivas de pancreatite aguda. Podendo evoluir para hepatopatia alcoólica em cerca de 50% dos pacientes; O mecanismos de lesão pancreática induzida pelo álcool, permanece desconhecido.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS:
1-Pancreatite aguda: dor abdominal e lombar intensa aparecendo 2-3 h após iniciado o processo, náuseas e vômitos, esteatorreia.
2-Pancreatite crônica: caráter evolutivo irreversível, com lesão estrutural e funcional permanente do pâncreas e esclerose mutilante do órgão-insuficiência pancreática progressiva, lesão dos órgãos vizinhos, crises dolorosas e vômitos.
Diagnóstico: exame proctológico, sangue, RX abdome, USG; quando crônica associar com o quadro de alcoolismo.
Tratamento: analgésicos, reposição hídrica, antiácidos, jejum e repouso no leito, proibição de ingestão de álcool e cirurgia.

DISTÚRBIOS CIRÚRGICOS PANCREATITE DISTÚRBIOS CIRÚRGICOS COLECISTITE Inflamação da vesícula biliar a qual determina uma síndrome dolorosa na região hepática.
Causas: litíase biliar, infecciosa, verminose ou cirrose hepática.
Fatores que pioram: ovos, gorduras, óleos, chocolates e sintomas ocasionados por cansaço, fadiga ou emoção/estresse.
Sintomatologia: dor súbita, náuseas e vômitos, anorexia, mal estar epigástrico, eructações, flatulência, sudorese e desidratação;
Complicações: perfuração, hemorragias e peritonite. Diagnóstico: RX, US e colangiografia; Tratamento: SNG, medicamentos espasmódicos e antieméticos, jejum na fase afuda e após dieta hipogordurosa, cirúrgico.

Distúrbios cirúrgicos diverticulite Divertículo é uma dilatação que pode variar de tamanho. É uma passagem cega vinda do intestino. Diverticulose: presença de divertículos. Obstrução de divertículos com inflamação e infecção.
Causas: congênito e constipação intestinal crônica.
Sintomatologia: constipação, irregularidade intestinal e diarréia, dor no quadrante inf. E, hipertermia, fadiga e fraqueza.
Complicações: abscesso, peritonite por perfuração intestinal, hemorragia retal devido ulcerações, obstrução intestinal e fistulas.
Diagnóstico: sigmoidoscopia e enema opaco.
Tratamento: diverticulectomia.
DISTÚRBIOS CIRÚRGICOS COLECISTITE Inflamação da vesícula biliar a qual determina uma síndrome dolorosa na região hepática.
Causas: litíase biliar, infecciosa, verminose ou cirrose hepática.
Fatores que pioram: ovos, gorduras, óleos, chocolates e sintomas ocasionados por cansaço, fadiga ou emoção/estresse.
Sintomatologia: dor súbita, náuseas e vômitos, anorexia, mal estar epigástrico, eructações, flatulência, sudorese e desidratação.
Complicações: perfuração, hemorragias e peritonite. Diagnóstico: RX, US e colangiografia.
Tratamento: SNG, medicamentos espasmódicos e antieméticos, jejum na fase afuda e após dieta hipogordurosa, cirúrgico.
-Tratamentos cirúrgicos
-Gastrostomia
-Colostomia
-Paracentese abdominal
-Biopsias
-Laparoscopias ou videolaparoscopias.

Um comentário:

  1. Saúde Não Tem Preço: Medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes
    Através do programa Saúde Não Tem Preço, medicamentos para controle de diabetes e hipertensão agora são oferecidos gratuitamente pelo governo na rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular.

    Estas doenças são responsáveis pela maior causa de mortalidade no nosso país. Ajude-nos a mudar este cenário: Divulgue para seus pacientes a possibilidade de terem o acesso gratuito aos medicamentos e a importância dos hábitos saudáveis para o controle destas doenças.

    Saiba mais sobre o programa: (hotsite)
    Para outras informações:
    comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude

    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir